segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Fim de semana com aves de campo

Manhã de sábado, céu com bastante nuvens, e tempo bem abafado, acordei cedo , peguei meu equipamento e fui para Cachoeira Grande, sempre fico alternando os lugares para explorar bastante Magé, pois novamente estou sozinho (por enquanto) a realizar os registros e sair para fotografar....
Não encontrei muita coisa nas primeiras horas do dia, apenas alguns canárinho-da-terra-verdadeiro  que cantavam naquela manhã....

canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola)



 o movimento de aves naquela dia estava bastante parado, mais com um pouco de paciência e procura nos capins altos, enfim avistei um japacanim (Donacobius atricapilla) super tranquilo, em uma Embaúba ao lado da trilha, e uma das aves que tenho o maior prazer em fotografar pois pousa nos melhores lugares e nos permite uma boa aproximação e sem contar que e uma ave linda...

japacanim (Donacobius atricapilla)

japacanim (Donacobius atricapilla)

japacanim (Donacobius atricapilla)

O que me chama a atenção em cachoeira grande e por se tratar de uma área de campo, cachoeiras e  brejos, e sempre sou surpreendido, certa vez tive o meu primeiro contato com o caburé (Glaucidium brasilianum), como já relatei para os amigos aqui uma vez, e sempre vou no intuito de encontra-lo novamente, neste dia apenas consegui ouvir sua vocalização, tentei chama-lo no playback  e ele não respondeu, fiquei esperando responder mais o bicho se calou...
Continuando com a caminhada encontrei um tesourinha (Tyrannus savana) parado no arame farpado, e logo a frente um casal de coruja-buraqueira (Athene cunicularia), que vive naquela área abaixo das torres de alta tensão, sempre dou uma passadinha ali para visita-las , mais elas não gostam muito de visitas surpresas, nem me ofereceram um cafezinho, mais pelo menos me  concederam uma bela imagem eu nunca me canso de fotografar corujas, eu simplesmente amo corujas.....

tesourinha (Tyrannus savana)

tesourinha (Tyrannus savana)

Também encontrei um vira-bosta (Molothrus bonariensis), mais e fácil encontra-los nos pastos fazendo jus ao seu nome rsrs

coruja-buraqueira(Athene cunicularia)

Fiz algumas fotos e ela voou para longe, me abandonando no meio do campo, então decidi deixá-la  e não mais perturbar seu sossego. Aquele dia não estava para ave, muito parado quase não ouvia e via nada, guardei minhas coisas e voltei para casa deixando para continuar na manha seguinte...
Na manha de domingo voltei para Cachoeira grande desta vez em um local um pouco antes de onde costumava passarinhar, certa feita passei de carro por esta região que e uma área agrícola com muitas plantações de aipim, milho, feijão, quiabo  entre outras hortaliças e escutei algumas sanã parda(Laterallus melanophaius)  vocalizando,  e também uma ave que me chamou muita atenção que vi de relance, polícia-inglesa-do-sul (Sturnella superciliaris), uma espécie que acho linda,com um vermelho intenso no peito onde pude ver claramente quando a mesma estava pousada em um fio, mais rapidamente desapareceu, mais desta vez voltei com a missão de encontrá-la pois seria um lifer não só para mim, mais também para a lista de aves de Magé.


Na manhã de Domingo, muito pelo contrario do sábado, estava bem mais quente e como estava em uma área de campo aberto o calor era mais intenso, céu estava azul com poucas nuvens e vi um carcará que voava em circulos vindo em minha direção, certamente é uma  ave que sempre tive a vontade de realizar uma foto dela no solo e bem de pertinho, mais enquanto este dia não chega vou fotografando ela no ar voando mesmo rs*
 
caracará (Caracara plancus)


Fui seguindo o carcará para ver se ele pousava, entrei em uma trilha que cortava uma plantação de aipim e logo sai em outro campo onde encontrei um grupo de quero-quero (Vanellus chilensis), nunca tinha visto um bando daquela proporção deveria ter mais de 50 aves juntas,  seria interessante uma foto delas voando em grupo, então fui chegando cada vez mais perto para dar uma espantadinha de leve, quando cheguei em uma distancia considerável deu se aquele voo grupal, muito bonito repleto de gritos e acrobacias no ar , não consegui fotografar o bando todo voando mais registrei pelo menos um grupo que voavam juntinhos.....

quero-quero (Vanellus chilensis)

quero-quero (Vanellus chilensis)
No fio ali perto um anu-branco (Guira guira) me observava, parecia curioso olhando o que eu estava fazendo, ele olhava para um lado e para outro, mais eu estava enganado ele estava de olho em algo mais interessante no solo, em um movimento rápido ele saiu, deu um rasante e apareceu com um calango no bico, outro anu-branco saiu das espreitas e foi  tentar roubar a refeição, mais sem sucesso ficou apenas na vontade....

anu-branco (Guira guira)

anu-branco (Guira guira)e seu almoço apetitoso


Minha busca pela policia-inglesa-do-sul ainda continuava, de olhos bem atentos pelas plantações e  em busca de qualquer movimento, não encontrava nada, apenas ouvia alguns canários-do-campo, tico-tico-do-campo, algumas sabias-do-campo, tudo era do "campo e nada do sul"....quando estava quase desistindo, eis que vejo na ponta do poste um pontinho preto, olhei pela lente e la estava ele, não acreditei, fiz a primeira foto para registro pois  já comentaram comigo que este bicho e bastante arisco e não gosta muito de fotos, então fui fazendo uma foto e me aproximando, fotografando e aproximando aos poucos, quando realmente ele timidamente voou desaparecendo em meio ao milharal, tentei chamar pelo playback mais nada de resposta, mais valeu o registro e a foto desta linda espécie....

polícia-inglesa-do-sul (Sturnella superciliaris)

Feliz por ter conseguido mais um registro para Magé decidi retornar, estava cançado de tanto caminhar no sol, quando vi um pequeno passarinho amarelo entre os galhos de uma pequena arvore ao lado de um riacho, não sabia oque era, mais fui analisando a peuqena ave, notei que ela era amarelinha e pequenina, e parecia  um pouco com uma Elaenia da vida... fui no meu celular e comecei a fuçar os nomes para descobrir qual seria, pesquisei “amarela” eo que me aparece? marianinha-amarela (Capsiempis flaveola) ....Batata! era a danada .... quando toquei sai do outro lado mais 2 indivíduos e começaram  a vocalizar em uma pequena moita em minha frente, foi super legal, mais um registro novo para Magé e lifer para mim....

marianinha-amarela (Capsiempis flaveola)

marianinha-amarela (Capsiempis flaveola)

marianinha-amarela (Capsiempis flaveola)

Uma cambacica (Coereba flaveola) queria aparecer na foto..

O final de semana foi maravilhoso com mais alguns registros novos para a região feliz e contente sabendo que a lista continua subindo, e tem muito mais pela frente....

E também nao posso deixar de compartilha um novo vídeo com alguns dos registros que citei acima e muitos outros, que brevemente estarei contando para vocês aqui no blog... curta, comente, compartilhe  e me ajude a divulgar o birdwatching em Magé, obrigado e até a próxima passarinhada...

Veja o video...







3 comentários:

Ric Brazil disse...

Tudo muito legal, show mesmo!!! Mas não gosto da musica no video!!
Abração

Ric Brazil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juli disse...

Maravilha de lugar!E o japacanim apareceu de novo!Lindo!