sexta-feira, 30 de setembro de 2011

corujinha-do-mato (Megascops choliba)

vizinhos me diziam que havia uma coruja rondando a noite em minha rua, entao fui a "caça" para fotografa-la fiquei 2 meses atras dela com playback e nada,alguns amigos me falaram que ela sempre pousava na ponta de um poste, olhava a rua e ia embora, na noite do dia 29 de julho, uma noite sem sono fui eu novamente com o playback e a camera, a noite estava fria,de repente consegui a resposta da vocalizaçao dela, ela me respondeu e quando olhei la estava ela no poste...ela olhou para um lado,olhou para o outro e mergulhou para um terreno baldio.....consegui algumas fotos para minha alegria....
Ainda estou na esperança de encontra-la novamente.....










...
Seu chamado mais característico é um piar acelerado, ascendente, emitido com grande freqüência no escurecer. Imitado, costuma aproximar-se da fonte ou responde com mais intensidade. Menor do que a coruja-buraqueira, destacam-se em sua silhueta as duas “orelhas” nos lados da cabeça. Os olhos são amarelados destacados na face cinza clara, contornada por negro externamente. Peito cinza com rajados escuros e verticais sobre finas listras transversais. Dorso cinza amarronzado com bolas e rajas escuras. O juvenil sem as “orelhas” e os riscos escuros na plumagem Como em outras corujas, aparece uma variação natural de exemplares adultos com plumagem marrom avermelhada no lugar do cinza.
Voa sem criar grandes turbulências, formadoras dos ruídos característicos do rufar de asas. Com isso, aproxima-se da presa em silêncio, tendo-a localizado antes pela visão ou através da audição apurada.

Nenhum comentário: