quinta-feira, 21 de junho de 2012

A gangue dos urubus

urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus)

Primeiro avistamento do urubu-de-cabeça-amarela  foi em Suruí e foi impressionante, pois estava comentando com um amigo sobre esta especie pois tinha visto ele muito alto, impressionante o Paulinho meu chará falou comigo que ele costumava pousar no quintal dele eu nao acreditei rs, quando olhei novamente notei que o bicho vinha se aproximando rapidamente foi incrivel ele rodeou muito perto de onde estávamos e pousou em uma árvore seca e ficou ali por alguns minutos, parecia que foi um presente de Deus,limpinho aproveitei e fiz minhas fotos e claro.... entao ele saiu e rodeou novamente e começou a subir rapidamente entao sumiu, o Paulinho ainda brincou comigo "Eu nao lhe disse o mané!" fiquei sem palavras rsrs










.


Comprimento de 53 a 65 centímetros. Ostenta uma envergadura de 1,60 metro.
A coloração do corpo e asas são idênticas ao do urubu-da-mata (Cathartes melambrotus). À distância, a cabeça parece amarelo clara, quase branca. O juvenil possui a cabeça negra. Também possui olfato apurado e chega rapidamente às carniças, onde, assim como o urubu-de-cabeça-vermelha (Cathardes aura), é afastado com a chegada de outras espécies de urubus.

urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura),

Avistei esta ave em Cachoeira Grande.



Possui longas asas que chegam a 1,80 metro de envergadura, sendo relativamente finas e mantidas em formato de “V”. Dessa forma, aproveitam a menor brisa disponível para voar sobre a vegetação e o solo, às vezes a poucos metros do chão. Nessa busca de sustentação, mantém as asas rígidas e viram o corpo de lado a outro, parecendo um vôo errático, que não vai se manter.




urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus)



O mais comum dos carniceiros, podem ser avistados  em toda Magé principalmente na área perto de Bongaba.




Dentre os urubus, é o de menor envergadura. Apesar de seu tamanho, é o mais agressivo dos urubus menores, disputando avidamente uma carcaça com as outras espécies. Não possui o olfato apurado do gênero Cathartes, localizando a carniça pela visão direta ou observando os outros urubus pousando para comer.

Ate a próxima passarinhada....

Nenhum comentário: