terça-feira, 23 de agosto de 2011

tucanuçu (Ramphastos toco)

Para mim foi um grande e emocionante dia, vai ficar marcado em minha vida, pois a muito tempo ouvia relatos de um casal de tucanuçu, e ate me mandaram uma foto feita com uma compacta deste casal em uma arvore, e sempre ia em Suruí na esperança de encontra-los passaram semanas e nada...certo dia quando já estava caindo a atarde,avistei um dando um rasante seguido por mais dois outros  indivíduos, eu não acreditei eram  três tucanuçus  juntos,  eles pousaram em uma arvore bem alta e fizeram uma festa, fiz uma pequena filmagem do casal dividindo o alimento...espero reencontra-los novamente.










...

Com a característica marcante de possuir enorme bico alaranjado com uma mancha negra na ponta. Sua plumagem é negra, destacando-se o papo e o uropígio brancos, além do crisso manchado de vermelho. Destaca-se também a área de pele nua de cor laranja ao redor dos olhos e as pálpebras azuis. O bico amarelo-alaranjado de tecido ósseo esponjoso, que mede cerca de 20 cm, é duro e cortante, sendo usado como uma pinça para capturar alimento. Mede 56 cm de comprimento e pode pesar 540 g.
Apesar do tamanho, é muito leve, devido à estrutura interna, onde existem grandes espaços vazios. O tucano usa-o com grande habilidade, apanhando desde pequenas presas até separando pedaços de alimentos maiores. Suas bordas são serrilhadas e a força do tucano corresponde a seu tamanho. Para ingerir o alimento, lança-o para trás e para cima, em direção à garganta, enquanto abre o bico para o alto.





Nenhum comentário: