segunda-feira, 10 de outubro de 2011

surucuá-variado(Trogon surrucura)

Neste Sábado dia 08/10/2011 fui a Raiz da serra para fazer novos registros de especies novas, dentre ela o surucuá-variado(Trogon surrucura), ao qual antes ja tinha ouvido a vocalizaçao dele num certo ponto da serra, entao levei desta vez um playback e o escutei bem longe vocalizar, e , nao levou 5 minutos o bicho apareceu a nossa frente. infelizmente pousou contra a luz do sol porem deu para fazer o registro...






Mede aproximadamente 26 centímetros de comprimento. Possui duas subespécies com colorido do ventre e das pálpebras distintos:
  • Trogon surrucura surrucura (registrada do sul de Mato Grosso e Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, nordeste da Argentina e Paraguai) possui barriga vermelha e pálpebras laranjas;
    Trogon surrucura aurantius (encontrada da Bahia ao Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais) possui barriga alaranjada e pálpebras amarelo-alaranjadas.
    Ambas as subespécies apresentam dimorfismo sexual, sendo o macho com cabeça e peito azulados, costas verdes e asas salpicadas de branco. As fêmeas e os imaturos são cinzentos. 

Nenhum comentário: