quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Gavião - bombachinha (Harpagus diodon)

Foi a primeira vez que resolvi subir  e conhecer as trilhas da Estrada da Serra velha, ou caminho das Lajes soltas, construída pelos escravos na época do caminho do ouro o local e rico em fauna e flora, estou ainda em faze de reconhecimento da área mais já fiz bastante registros interessantes no local, o primeiro registro feito na subida da Serra Velha foi do Harpagus diodon, foi muito interessante pois também se trata de uma ave migratória e muito legal ter encontrada em Magé, estávamos subindo para ver um grupo de Saguis quando vi um bicho voando e pousando em uma árvore a frente então vi que era o Bombachinha,fiz o registro mais infelizmente estava muito longe, este registro foi no dia 15/11/2010.



O outro registro foi no dia 02/01/2011 fui conhecer a estrada da Lajes soltas quando acabamos de chegar numa tarde de domingo vi um vulto pousar em um galho não muito alto um pouco mais a frente, então fomos caminhando devagar quando avistei este jovem incrível, nota-se que era um jovem pelas penas do peito, estes avistamentos fazem quase 1 ano e estava aprendendo a manusear a câmera rsrs





Para minha surpresa no dia 21/09/2011 fui a Cachoeira Grande, uma área rural daqui de Magé, quase chegando em Santo Aleixo com um amigo para comprar peixes ornamentais, como já sabia que o local e interessante e já vi vários aves no local e estava sem equipamento fotográfico desta vez levei minha câmera, chegando, ouvi a vocalização de 2 indivíduos quando olhei estavam voando em círculos sobre minha cabeça por sorte fiz mais 2 fotos do que acredito que seja um casal...



O gavião-bombachinha “Harpagus diodon” pode ser considerado uma espécie pouco conhecida no que diz respeito à sua história de vida, especialmente com relação à reprodução, hábitos alimentares e exigências ecológicas.
Em algumas áreas de sua distribuição o H. diodon foi considerado raro por pesquisadores de campo, quando os relatos foram acidentais (del Hoyo et al. 1994, Bierregaard 1995, Rosário 1996,Sick 1997). Entretanto, Anjos et al. (1997) consideraram o gavião-bombachinha comum durante longo tempo de seu estudo no Paraná, assim como Stotz et al. (1996) em sua revisão da ecologia e conservação das aves neotropicais.

Nenhum comentário: