sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bem Vindo Avifauna Magé....


Avifauna Mageense.
Por Paulo Dias.
 
No Brasil existem cerca de 1.800 espécies que representam 20% das 9.000 espécies do mundo. E o terceiro pais em diversidade ficando atrás apenas da Colômbia e do Peru. No entanto infelizmente e o primeiro em números de espécies em extinção,  por meios de desmatamentos e trafico ilegal de pássaros.
No município de Magé encontra-se parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos que e rica e diversificada, no PARNASO existem mais de 462 espécies, a maior riqueza registrada na Mata Atlântica.
 Uma das vegetações características de Magé são os mangues, podendo ser encontrada bastante variedades principalmente no rio Suruí como, por exemplo, o Colhereiro (Platalea ajaja),  Trinta-Reis e espécies da família dos Pelecaniformes que inclui as famílias do socos e das Garças como a Garça-azul (egretta caerulea) e a Garça-Moura  (Ardea cocoi).
Estou ainda em andamento com os registros na cidade que ate agora já somam mais de 130 espécies e que este numero pode ate dobrar, pois ainda existem  áreas que ainda não foram exploradas, vale a pena comentar que uma das  espécies  que para mim foi muito importante registrado foi do Tucanuçu(Ramphastos Toco) em Surui eram 3 individuos, que sempre são avistados na região, cerca de 80% dos registros na cidade de Magé foram feitos em Suruí.
Em Raiz da Serra também pode ser encontrado o Gaviao-bonbachinha (Harpagus diodon),saira-sete-cores(tangara seledon) e outras espécies de aves da mata atlântica, e varias espécies de beija-flores.

Os observadores de aves são os responsáveis por grande parte dos conhecimentos adquiridos sobre a avifauna de seus países, por acumularem fotografias, imagens em vídeo ou gravações dos cantos das aves. Essas atividades geralmente auxiliam as autoridades competentes no manejo de seus recursos naturais e promovem o turismo local.
Você pode observar aves a qualquer hora do dia, em todas as estações do ano, nas horas vagas, finais de tarde e ate a noite, quando de pode observar aves noturnas como as corujas por exemplo. É uma atividade muito relaxante e gratificante, pois a pratica do Birdwatching e uma atividade saudável, e gira em torno do meio ambiente.
O melhor horário para a pratica da observação de aves e pela manha entre 6 e 10h e no final da tarde entre 15 e 18h,pois assim como os seres humano, as aves procuram temperatura ambiente mais amena. Dias chuvosos ou nublados não interferem na atividade das aves, mas ventanias muito fortes e frequentes podem inibir a atividade da maioria das espécies, ou você também pode improvisar um comedouro com algumas frutas como por exemplo, banana e mamão ou ate mesmo bebedouros para beija-flor podendo atrai-los  não só beija flores mais ate outras espécies.
Você pode utilizar para observar aves, um binoculo eu recomendo um de uso universal 8x42 ou para quem quiser registrar, uma câmera DSLR com uma lente de no mínimo 300mm, caderno para fazer algumas anotações importantes como por exemplo, local e hora do avistamento, informações e características da ave avistada, e também um guia de campo, pois e muito importante para a identificação na hora do avistamento, e também trajes confortáveis e com cores escuras, repelentes pois para avistar pássaros ou fotografa-los você vai enfrentar muito mosquito e carrapatos, sapatos confortáveis pois as veses e preciso caminhar bastante;
Se você quiser saber mais sobre este assunto ou acompanhar o meu trabalho acesse.

www.wikiaves.com.br   (site sobre o assunto)
www.flickr.com/photos/paulodias2010  (Registros feitos por mim no estado do Rio de Janeiro e arredores.)

Nenhum comentário: