quarta-feira, 21 de março de 2012

Gaivotão(Larus dominicanus)


Em uma de minhas saídas para dar continuidade ao levantamento da avifauna de Magé fui a Mauá, área da Bahia de Guanabara, fui em busca de aves algumas aves aquáticas como por exemplo Garça-moura(Ardea cocoi) e a garça-azul(Egretta caerulea), ou ate mesmo quem sabe um dos meus grandes lifers que eo Gavião-caramujeiro(Rostrhamus sociabilis), porem infelizmente não avistei nenhuma destas espécies, pois cheguei no final da tarde pois errei o caminho(isso acontece) rsrs, mais chegando no fim da tarde na área de São Francisco o sol estava se pondo, não perdi nada pois presenciei um por do sol maravilhoso com vista dos cartões postais do Rio de janeiro que podia ser visto da praia, o corcovado, o morro da urca e o morro da Gávea, fiz uma panorâmica do local..

Clique sobre a imagem para ver melhor(Foto:PauloDias)

Chegando no local avistei alguma garças, Savacus(Nycticorax nycticorax) e ate alguns urubus disputando um pedaço de peixe.
Consegui um registro comum porem inédito para região de Magé, Gaivotão(Larus dominicanus) estava pousado numa espécie de estaca de madeira, um pouco distante mais consegui fazer o registro.







 O local também e super Abundante de tesourão (Fregata magnificens) , pude observar muitos indivíduos sobrevoando bem baicho e ate brigando entre si por comida, eles são bastante conhecidos por serem os "piratas do ar".

Fragata Fêmea

É a única gaivota no Brasil com maior porte, alcançando cerca de 58 cm de comprimento (Sick, 1997). Essas gaivotas podem ser separadas pelo padrão de plumagem em quatro classes de idade (Novelli, 1997).
O adulto possui o dorso e as partes superiores das asas negras, enquanto a cabeça e as partes inferiores são brancas. O bico é amarelo, com uma mancha vermelha na ponta da maxila. As pernas são amarelo-esverdeadas. Os juvenis possui plumagem das partes superiores castanho-acinzentada densamente salpicada de branco; as partes inferiores são brancas manchadas de castanho. O bico é preto e as patas são cinzento-rosadas.

Nenhum comentário: